Previsões para o mercado imobiliário de Portugal em 2024
8 Fevereiro 2024
O investimento imobiliário pode crescer cerca de 12,5% em 2024. Em 2023, o investimento no mercado imobiliário comercial em Portugal atingiu os 1.600 milhões de euros, registando uma queda expressiva de 50% em relação ao ano anterior. Estes dados foram apresentados pela CBRE durante o evento Portugal Market Outlook 2024, que teve lugar nesta terça-feira dia 23 de janeiro.
Após um ano em que houve uma significativa redução no volume de investimentos, estimada em cerca de 54%, a consultora prevê que o setor hoteleiro e de retalho permanecerão como as principais áreas de foco para investimentos em 2024. No entanto, são aguardadas melhorias nos setores logístico, industrial e de escritórios.
A importância da sustentabilidade na tomada de decisão dos investidores será notável em todos os segmentos, sendo particularmente destacada nos setores de escritórios e logística, conforme ressaltado pela CBRE.
Ainda no âmbito de previsões para o setor imobiliário de Portugal em 2024, foi realizado no início deste ano, pela Imovendo uma pesquisa onde foram entrevistados a cerca de 15 mil compradores, proprietários e consultores imobiliários.
Foi observado que a crise económica após a pandemia do covid-19, foi um fator impactante no mercado imobiliário. Entretanto, em 2024 já é previsto um crescimento do setor. É previsto também que as taxas de juros tenham um sútil decréscimo. Os imóveis residenciais familiares e urbanos continuam a ser apontadas como o tipo de casas que geram mais interesse no mercado imobiliário.
Para realizar o melhor investimento imobiliário, entre em contacto connosco!